SOMAZERO
Local: Florianópolis
Data do projeto: 2013
Arquitetura: Eduardo Gianni
Uma clareira com forte aclive em meio à mata fechada foi escolhida como sitio de implantação desta casa. Ali, um afloramento rochoso onde grandes árvores dão lugar a espécies rasteiras, foi o lugar onde se ergueu, sobre altos pilotis, uma casa acima da copa das árvores. A estratégia permitia tanto uma relação generosa com a paisagem montanhosa do norte da ilha como o crescimento desobstruído das espécies de sombra sob a edificação.
O terreno de difícil acesso apontava para uma racionalização do canteiro, optou-se por uma técnica de pré-fabricação em madeira laminada. A casa seria montada e pousaria como uma nave gerando o menor impacto possível no terreno e no bioma.
A residência se organiza em dois níveis: o primeiro, íntimo e protegido, recebe dois quartos e uma sala, o segundo nível, uma espécie de aquário que se relaciona abertamente com a paisagem montanhosa da ilha, se concentram as funções sociais da residência.
Uma ponte-passarela liga a casa à parte superior do terreno e uma pequena escada caracol conecta cotas que antes eram de difícil acesso.